O que é planejamento financeiro?
Publicado Em:18/08/2017 por: Apoyo Financeiro

Alcançar objetivos e tornar sonhos e metas, reais. Isto é possível, sobretudo para quem investe em formas de organizar as finanças e aposta na execução do planejamento financeiro.
Você sabe o que é e como colocar em prática, o planejamento financeiro? Conhece as vantagens de adotar esta prática e no quanto ela pode te ajudar a chegar em suas aspirações?
Este é o tema que iremos abordar no decorrer deste post, acompanhe.
Planejamento financeiro: importante no âmbito profissional e pessoal
Seja para sua empresa, seja no que diz respeito às finanças pessoais, o planejamento financeiro é extremamente importante para lidar com imprevistos e infortúnios diversos, bem como, acelerar o alcance de objetivos traçados.
Mas afinal, o que é planejamento financeiro? Qual sua definição?
Como o próprio termo indica, o planejamento financeiro é uma ferramenta que nos ajuda tanto a prever situações econômicas futuras, quanto a estar preparado para lidar com as adversidades financeiras que possam ocorrer na trajetória.
Podemos definir o termo como um conjunto de estratégias e métodos que ajudam a controlar melhor o dinheiro. Desta forma, é feita uma profunda análise acerca da situação financeira e patrimonial, de empresas, famílias e pessoas.
O resultado desta análise? Um verdadeiro plano de finanças, que deve ser seguido, remanejado e revisto sempre que necessário, que acompanha e monitora de perto, suas receitas e despesas, mês a mês. Para ajudar nesta tarefa, é comum o uso de planilhas eletrônicas e softwares, por exemplo. Há até mesmo, alguns aplicativos que contribuem neste sentido.
Além disso, algumas perguntas e respostas podem ajudar muito a questão do planejamento financeiro, como por exemplo:
- Você tem um objetivo? Qual é ele?
- Pretende alcançá-lo? Quando?
- Qual valor necessário para atingir esta meta?
- O que você pode fazer para chegar até ela?
Dicas para executar um melhor planejamento financeiro
Para ser bem-sucedido (a) em sua empreitada, você pode seguir algumas dicas, como:
- Sempre pesquisar e comparar preços, antes de adquirir um produto. Desta forma, você pode economizar e poupar uma grana, que posteriormente poderá render, em algum tipo de investimento.;
- Avaliar e acompanhar despesas e receitas pessoais/empresariais;
- Listar somente os itens que são necessários para compra, evitando assim, a aquisição de supérfluos, o que determinaria maiores custos;
- Optar pelo pagamento à vista, sobretudo quando há desconto no valor. Desta forma, economiza-se;
- Estabelecer metas para alcançar um objetivo, de forma realista, o que facilita a questão do planejamento, como algo mais próximo e palpável;
- Viver em sintonia com seu real padrão de vida, sem gastos excessivos e que sejam difíceis de se manter depois;
- Procurar formas rentáveis de investimentos. Planejamento e organização financeira são os pilares que fortalecerão sua capacidade de investir. Há muitas opções no mercado, desde fundos de investimento, até ações, por exemplo.
Que tal colocar em prática estas dicas sobre planejamento das finanças? Precisa de uma ajudinha? A Apoyo Financeiro conta com uma série de serviços que poderão lhe ajudar a se planejar melhor e a conquistar seus objetivos. Fale conosco e comprove.