5 Mitos sobre o consórcio de imóveis
Publicado Em:27/05/2017 por: Apoyo Financeiro

Mito 1 – É preciso ter um valor alto pra investir, logo de cara
O consórcio de imóveis envolve uma reunião de pessoas físicas e/ ou jurídicas com o mesmo objetivo: angariar recursos para aplicar em imóveis, seja em terrenos, reforma ou construção. Essa união dá origem a grupos onde são estabelecidos valores de contribuições para cada participante.
Os recursos formam uma poupança e esse montante é utilizado para a premiação do contemplado. O sorteado recebe uma carta de crédito e pode usar esse valor contratado para adquirir seu imóvel.
Mito 2 – Se a pessoa não tem sorte, pode levar prejuízo
Não existe qualquer privilégio dentro do grupo para que um participante tenha mais sorte de ser contemplado do que outro. Todos os membros que mantém a mensalidade em dia concorrem em pé de igualdade pelo valor da carta de crédito para adquirir seu imóvel.
O que pode ser feito, caso a pessoa não queira depender somente da sua sorte, é um lance que se baseia pelo adiantamento de parcelas. Nesse caso, o maior valor proporcional entre o lance ofertado e o valor da carta que se quer adquirir define a pessoa que será contemplada.
Mito 3 – Não existe nenhuma vantagem no consórcio de imóveis
Uma das vantagens de adquirir um imóvel por meio de consórcio é poder se programar com relação ao valor das parcelas pagas mensalmente. Não há variação no valor das parcelas, geralmente elas são fixas. Não são cobrados juros. O que se paga é uma taxa de administração que pode ser negociada e que varia de acordo com a seguradora escolhida.
Mito 4 – O prazo do consórcio é muito pequeno
Os prazos para aquisição de um imóvel no valor de R$ 150.000,00, por exemplo, podem chegar até 200 meses. Isso tudo varia de acordo com o consórcio escolhido. É um prazo maior do que muitos financiamentos de imóveis disponíveis no mercado. O que pode ser uma ótima alternativa pra quem ainda não está com pressa para adquirir o imóvel e quer se programar com mais facilidade na hora de pagar.
Mito 5 – Não há segurança nesse tipo de investimento
Investir em consórcio de imóveis não envolve riscos. Assim como qualquer financiamento, existem regras pré-estabelecidas que impedem qualquer tipo de prática suspeita ou ilegal. Os consórcios de imóveis são realizados por seguradoras e por grandes bancos que também possuem suas próprias seguradoras. Todo o processo precisa ter autorização do Banco Central, que é a instituição reguladora do consórcio imobiliário.
Com tantas informações disponíveis fica mais fácil comparar e saber qual o melhor tipo de investimento imobiliário pra você. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o consórcio de imóveis? Tem alguma informação que gostaria de compartilhar com a gente? Comente!