5 Dicas para você se organizar financeiramente
Publicado Em:01/06/2017 por: Apoyo Financeiro

Mapeie seus gastos e suas metas
Não tem outro jeito. Para seus planos se tornarem realidade, você precisa primeiramente levar seus pensamentos para o papel. Utilize uma ferramenta que possa ajudar nesse controle. Não importa qual programa, aplicativo ou arquivo pessoal você irá escolher, o importante é registrar.
Faça um balanço de despesas e receitas. Pode ser algo simples. O que você precisa é saber pra onde quer direcionar seus gastos, quanto você quer poupar, quando você pretende realizar algo com o dinheiro e pra onde ele está indo.
Se tiver dúvidas em como organizar essas informações, pense num esquema parecido com o de algumas empresas de cartões crédito, por exemplo. Separe seus gastos e investimentos por categorias como: saúde, educação, lazer, social, alimentação, transporte, contas da casa e da família.
Reveja hábitos e gastos desnecessários
Ao contrário das despesas físicas, que quase sempre são obrigações com as quais é preciso lidar mensalmente, as despesas variáveis costumam tomar conta de boa parte de seu orçamento, e muitas vezes sem que você perceba.
Uma análise completa dos seus gastos vai permitir a revisão dessas despesas de forma crítica para que você não deixe escapar nada. Pequenos detalhes podem atrapalhar todo o seu planejamento. A organização vai ajudar você a tirar esses obstáculos do seu caminho.
Analise a forma de pagamento das suas contas
Poderíamos aconselhar você a pagar todas as contas à vista e assim organizar mais facilmente seu orçamento. Mas, para cada tipo de taxa, imposto ou prestação existem regras específicas. Em alguns casos, as condições de pagamento variam, mas sem mudar muito as regras com relação aos valores.
Algumas empresas até oferecem descontos para pagamentos de parcelas adiantadas, outras oferecem vantagens para quem compra a vista. Pesquise e faça bons negócios para você e para seu dinheiro.
Elimine dívidas antigas
Muita gente ainda sofre com escolhas mal feitas no passado. Para se reorganizar, dê atenção a esse detalhe que pode ser resolvido de uma forma mais fácil do que você imagina. Muitas instituições renegociam dívidas para resolver o problema, oferecendo condições melhores para quem quer quitar e ficar livre para colocar as contas em dia.
Poupe seu dinheiro, mas faça render
Ao se organizar, abra uma poupança e comece a dar o melhor destino para suas economias. Guarde até mesmo aqueles valores que estão fora do planejamento, aqueles que ainda não foram gastos porque você não os incluiu na sua planilha financeira. É fácil falar assim, mas com suas despesas e receitas organizadas, ficará bem mais fácil ver que existe sim uma quantia disponível a cada mês para você poupar.
Existem várias formas de você se organizar e tornar mais leve sua rotina diária, sem preocupações com o destino do seu dinheiro. Você tem algum hábito que ajuda você na hora de poupar? Conte pra gente nos comentários.